06 de Janeiro de 2016

Dieta e a Vontade por Doces

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      Dúvida frequente que recebo de meus seguidores e leitores, o que comer e o que fazer para driblarmos a vontade por doces?

      Algumas dicas são infalíveis, como optar por doces mais saudáveis, menos gordurosos e açucarados, como iogurtes desnatados com frutas e castanhas, Pudins Fit e Proteicos (a receita está aqui no blog), geleias naturais e sem açúcar, entre outras receitinhas que vamos adaptando.

      Para nós que pretendemos emagrecer ou manter uma dieta sáudavel e equilibrada costumamos sofrer com essas tentações, brigadeiro, tortas, pudins, mas resistir à vontade de comer doces pode não ser tão difícil quanto parece.

       Uma dieta equilibrada e com alimentos ricos em triptofano, um aminoácido que atua na produção de serotonina, ajudam bastante nessa tarefa. A deficiência de serotonina no organismo pode alterar o humor, o sono e a necessidade de consumir carboidratos. Ou seja, sem essa substância, a fome de guloseimas aumenta.

       Trouxe então alguns destes alimentos para que vocês possam, como eu, driblar esta vontade que tanto nos tira dos eixos.

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Tâmara

Boa para crianças e praticantes de esportes, a tâmara é uma fonte de energia rica em potássio, cobre, magnésio e cálcio, além, claro, do aminoácido triptofano. A vitamina B5 que também integra sua composição é outra fonte que auxilia no combate à insônia e aos problemas do sono. E para os que desejam reduzir o açúcar, uma boa notícia: o sabor dessa fruta é agridoce e, por isso, é quase uma sobremesa.

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Banana

Rica em triptofano, a banana tem um papel importante na dieta de quem quer diminuir a quantidade de doces, mas também é reconhecida por outros motivos. Fonte de fibras, magnésio, potássio e vitaminas A, C e B6, ela é boa para melhorar o humor, reduzir a fadiga mental, e combater a depressão, as câimbras e dores musculares.

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Amendoim

Com moderação, claro, consumir amendoim pode ir muito além do combate à vontade de comer doces. Por ser fonte de ácidos graxos como o oleico, linoleico e alfa-linoleico, proteína vegetal, fibra, vitaminas antioxidantes e minerais, o alimento previne doenças cardiovasculares, reduz o colesterol e triglicérides, dá mais disposição, melhora o humor, combate o envelhecimento precoce e o estresse.

Carnes

Principalmente peixes e carnes magras, como o peru, são boas fontes de triptofano, então, constituem aliadas na resistência ao açúcar. Por serem também ricas em proteínas, elas são importantes ainda para o desenvolvimento da massa muscular, do sistema imunológico e para a produção de hormônios. No caso do peixe, o ômega 3 atua na redução do colesterol, na redução de inflamações e de alergias.

Leite

Além de ajudar na produção de serotonina (decorrente do triptofano), que melhora o humor, o leite é uma das melhores fontes de cálcio para o organismo. Isso faz dele uma poderosa arma no combate e na prevenção da osteoporose. Além disso, o alimento ainda é fonte de proteínas, carboidratos, gorduras, outros minerais e vitaminas, como A e D. Exceto para os intolerantes a lactose.

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Ovos

O triptofano não é o único nutriente presente no ovo que faz com que ele seja uma boa opção para incluir na dieta. A colina contida nele é boa para a saúde dos olhos e o ácido fólico é importante no combate à anemia e na prevenção de doenças cardiovasculares e do mal de Alzheimer.

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Grão-de-bico

Por conta do triptofano, o grão-de-bico ajuda também a dar a sensação de bem-estar e felicidade (sem precisar de açúcar, claro). Essa leguminosa é rica em proteínas, sais minerais, vitaminas do complexo B e magnésio, que proporciona relaxamento, reduz a ansiedade e o estresse. Por ter fibras, ele ainda é bom para o funcionamento do intestino.

          No instagram Dieta Eterna e no facebook Dieta Eterna, apresento formas práticas e saudáveis de nos desviarmos destas tentações açucaradas.

Sigam.

Grande Beijo,

Lyvia Mendes

fonte Revista Exame

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Lyvia Mendes

Uma pessoa de bem com a vida, que com reeducação alimentar e atividade física conseguiu eliminar mais de 25kg e se sentiu com a necessidade de ajudar a quem quer ou precise.

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